quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Não matem o mensageiro !


O que lhe vem à mente quando lê a mensagem acima ?

Alguns irão lembrar de uma situação em que tentaram alertar um amigo sobre "os podres" de sua namorada e o amigo "cego de paixão", o ignorou e rompeu a amizade. 

Taí um caso clássico onde o mensageiro leva a pior...

Mas ignorar a mensagem e matar o mensageiro parece ser uma prática também no mundo corporativo !

Foi o que aconteceu com o João. 


João tinha um cargo executivo numa multinacional e descobriu algumas irregularidades que estavam acontecendo no seu departamento. Como funcionário zeloso que era, reportou os fatos à Diretoria. Qual não foi a surpresa de João quando apenas alguns dias depois, foi demitido.

O que leva os executivos e empresas a agirem assim ?

Uma das razões paira sobre a cultura organizacional.  Muitas empresas não estimulam a discussão aberta sobre os problemas, quaisquer que sejam.  Ao invés de enfrentar os fatos e resolver os problemas, algumas empresas acobertam o erro e o problema fica sem solução.

Não estamos falando de casos claros de fraude, que também são comuns. Estamos falando de posturas de executivos fracos respaldados por gente incompetente que contamina de forma quase irremediável o clima organizacional. A sujeira vai ficando por debaixo do tapete até que alguém desavisado, tropeça e quebra a cara. 

Foi o que aconteceu com o João ! Ao expor as irregularidades, deixou seu superior em "maus lençóis", pois este teria de explicar por quê não resolvera antes o problema.

Comportamentos assim são como um câncer. Se tratado logo que se descobre, há grandes chances de cura. Se ignorado, ele o mata ! Assim como o câncer, ignorar o problema pode fazer com que ele cresça a tal ponto que  já não poderá ser controlado ou mesmo identificado sua origem. 

Onde estão as auditorias ? Não deveriam avaliar a boa execução dos processos internos ? garantir que as "não conformidades" sejam tratadas na raiz ? E quando problema envolve questões éticas ? O papel das auditorias deveria ser ainda mais determinante. 

Se você já se viu numa situação semelhante à do João, como se sentiu ? injustiçado ? 

Provavelmente!  mas nunca esqueça de que são pessoas como o João que as empresas mais precisam, que nunca se deixam omitir quando percebem que algo vai mal.

Assim como aquele amigo que não ouviu seus conselhos e rompeu com sua amizade, siga em frente com a consciência tranquila ! 

Aquele amigo, aquele chefe, aquela empresa, não merecem sua amizade !

Nenhum comentário:

Postar um comentário