sábado, 7 de setembro de 2013

Microsoft demorou demais pra reagir, e agora ?


Muita gente defende que em se tratando de tecnologia, adivinhar o futuro das nossas necessidades e desejos, nenhum palpite é totalmente seguro.

Ok se você é uma start-up tentando aproveitar a onda da mega valorização de empresas nascidas na era do digital. Centenas nascem todos os dias, outras centenas fecham as portas antes mesmo de se tornarem conhecidas.

O que está acontecendo com a Microsoft parece com a história da Kodak ou Xerox. Líderes absolutos em seus segmentos, não souberam (ou presunçosamente escolheram não considerar) interpretar os efeitos das mudanças no comportamento do consumidor, da tecnologia e da relação de fidelidade com suas marcas.

A compra da Nokia pela Microsoft é uma tentativa angustiada de recuperar o tempo perdido no sentido de sair da lanterna dos sistemas operacionais para "mobile" - leia-se smartphone e tablets. Apesar do peso da marca, o sistema operacional windows phone não decola, tem apenas 5,2% do mercado (de acordo com relatórios do IDC - International Data Corporation)

Quando os smartphones ainda não eram tão populares, Nokia era minha marca preferencial e o motivo era a "usabilidade" de seu sistema operacional. Mas o cenário mudou completamente. IOS e Android evoluíram com um avalanche de aplicativos úteis e de entretenimento e dominaram a preferência do consumidor, inclusive a minha.

Será coincidência ou a derrocada da Nokia pode ser em parte, atribuída a insistência em manter seu sistema operacional e não ceder ao Android ?

E a Microsoft ? vendo sua hegemonia perder terreno para Google e o crescimento exponencial dos smartphones e tablets "SEM WINDOWS" ?

Seu CEO, Steve Balmer, renuncia em meio a diversas pressões que somam a dificuldade da Microsoft em acompanhar o mercado de computação móvel e o declínio consistente na venda de PC's.

A gigante do mercado anuncia planos audaciosos ao comprar a Nokia : aperfeiçoar o produto e triplicar o market-share de windows phone até 2018 .

Os desafios são enormes. A fraqueza deles é a força dos concorrentes : a quantidade de aplicativos para o windows phone é pífia.

Ainda assim, o IDC (International Data Corporation) emitiu um relatório em que prevê que windows phone ultrapasse o IOS em 2016 visto o poder da Nokia em mercados como America Latina, África e Ásia. E isso se dará com "guerra de preços" de smartphones.

Essa leitura é no mínimo tendenciosa, visto que Nokia perdeu espaço em TODOS OS MERCADOS e o IDC vive de vender relatórios...

Qualquer que seja o resultado, "este post" estará aqui para compararmos com os fatos em 2016.

Se as previsões do IDC se confirmarem, iremos testemunhar a maior "virada tecnológica e de marketing" jamais vista.

Por enquanto, do ponto de vista do consumidor o cenário está lindo : Microsoft deve inundar o mercado com smartphones com preços agressivos, a Apple sinaliza o lançamento de um Iphone mais barato e os coreanos seguem avançando em hardware e alavacando o poder do Android.

E o google ? Ah! o Google brinca de oniciente, se aperfeiçoa no tratamento do Big Data e continua preparando novidades para "encantar consumidores".





2 comentários:

  1. Ótima análise. A Kodak até mesmo lançou câmeras digitais, mas tarde demais... Talvez a Microsoft esteja na mesma ilusão, pois a comunidade Android é massivamente maior do que qualquer outra propietária mobile..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Nairo! Interessante o exemplo da Kodak. Foi ela que inventou a fotografia digital e produziu por muitos anos os melhores sensores do mercado para marcas famosas como a Leica. Eu mesmo tenho uma Olympus E-500 com um sensor Kodak CCD de 8Mpixels que produz fotos maravilhosas até hoje. O que é importante ressaltar é que, diferente do que muita gente pensa, não foi a falta de lead tecnológico que afundou a gigante, mas seríssimos problemas com legados estatutários e trabalhistas. Curiosamente um dos caminhos que pode viabilizar um nicho para a M$/Nokia é exatamente o da fotografia. O Nokia 1020 possui um incrível sensor de 41 Mpixels e uma excelente tecnologia. Os concorrentes estão bem atrás e, se souber manter e aumentar sua vantagem, com certeza vamos ouvir falar da marca Nokia por muito tempo... Quanto a M$, não se preocupem. Ela vai muito bem obrigado. Se ela não é mais aquela gigante no 'consumer market', pode ter certeza que ela continua firme e forte no mercado corporativo. E por falar em telefonia, não se esqueçam que o Skype é dela também. Alguma idéia do que vem pela frente?

    ResponderExcluir