quarta-feira, 23 de outubro de 2013

10 estratégias de vendas de sucesso quando o mercado não vai tão bem...

Qual a diferença do vendedor de sucesso pro vendedor mediano quando o mercado não está comprador? 

Ambos sofrem com a redução da demanda, mas a grande diferença está na atitude, no comportamento do vendedor.

O vendedor de sucesso continuará fazendo bem aquilo que já faz e com ainda mais foco !

Vejam aqui 10 estratégias vencedoras que podem ser aplicadas AGORA MESMO :

1) É o relacionamento, não o preço.

Como os negócios não estão aquecidos, seus concorrentes tentarão roubar seus clientes oferecendo um preço mais baixo. Sua oportunidade é construir relacionamentos, oferecendo valor (Ex.: ajudar os clientes a construir negócios, dar idéias que eles possam usar para obter lucro ou ampliarem seus resultados). Cuidado : Não saia feito louco buscando clientes novos, negligenciando os atuais clientes.
Pergunte-se : Quais as novas formas que EU tenho criado para construir relacionamentos ?

2) Trabalhe em rede , construa novas relações.

A única forma de manter relações existentes e construir novas é trabalhando em rede. Pode ser uma reunião de associação, um evento importante, uma partida de golfe ou um almoço com 2 ou 3 clientes aos quais VOCÊ irá apresentar outros 2 ou 3 clientes potenciais.
Pergunte-se : Tenho por escrito, um plano de trabalho em rede para, em um ano, me aproximar de mais clientes efetivos e potenciais ?

3) Seja visto e reconhecido como uma pessoa de valor.

Se você fica conhecido como uma pessoa de valor, outros irão procurá-lo para obter respostas. É uma combinação de trabalho em rede, liderança no segmento e sua reputação. O mais importante não é QUEM VOCÊ conhece, mas QUEM CONHECE VOCÊ.
Pergunte-se : O que as 10 principais pessoas de seu segmento sabem sobre mim ? Tenho o telefone celular delas ? elas me telefonam?

4) Construa sua reputação à prova de fogo !

Tudo que você fez no passado forma sua reputação atual. Como ela é ?
O maior desafio em tempos de "vacas magras" é : faça tudo que puder para formar uma reputação impecável, mas lembre-se : Você não agradará a todos... supere isso.
Suas chances para o sucesso nos dias à frente é ter muitos clientes que o valorizam !
Pergunte-se : O que as pessoas dizem sobre  mim quando não estou presente ?

5) Gaste seu tempo pensando nas soluções, deixe a queixa para os perdedores...

É tempo de se preparar e dar o seu melhor. Enquanto uns choram, outros vendem lenços !
A maioria das pessoas está no bloco dos chorões, o que dá oportunidades de você se dar bem ! Seus clientes ainda estarão comprando durante esse período, mesmo que não tanto quanto de costume.
Pergunte-se : Do que ando me queixando ? Que soluções me tornarão um vendedor melhor, um vencedor ?

6) Não pense que você sabe tudo, seja humilde !

Todos nós podemos absorver mais conhecimento todos os dias. Reserve pelo menos 15 minutos por dia para leitura. O melhor horário é pela manhã, antes de começar seu dia. Leia com satisfação, tenha pensamentos positivos, mesmo que seja uma releitura de um livro (A arte da Guerra, por exemplo).
Pergunte-se : O que estou lendo pela manhã ? passo mais tempo na frente da TV que de um livro ?

7) Invista, não seja gastão !

Isso vale para o dinheiro, tempo, negócios, relacionamentos, qualquer coisa !
Use seus ativos para construir uma "parede de fogo" de pensamentos positivos, informações novas e presença estratégica em eventos de rede, assim você estará acumulando coisas boas para o sucesso nos negócios. 
Pergunte-se : Quanto tempo por dia invisto em mim mesmo ?

8) Crie uma diferença REAL entre você e os outros.

Trabalhe para se diferenciar. Mas ser diferente de nada adianta se seus clientes não perceberem a diferença. Mude o que for preciso para se tornar MEMORÁVEL ! Sua abordagem , um cumprimento, a qualidade de sua comunicação, o cuidado com o outro, enfim...
Pergunte-se : O que eu tenho de diferente (e positivo) que os outros percebem ?

9) Seja resiliente, aprenda a encarar a rejeição !

Você já ouviu muitos NÃOs! em tempos difíceis você provavelmente ouvirá mais nãos !
O que vai determinar seu sucesso é o quão resistente você é, ou melhor, o quanto você ouvirá de nãos e continuará a prospectar até ouvir o SIM. O vendedor mediano "desiste e fica choramingando" quando ouve um par de nãos. O vencedor pratica, aumentando o número de ligações aos clientes.
Pergunte-se : O que eu respondo quando alguém me diz um não ? O que eu poderia responder ?

10) Tenha metas em local visível e repita-as pelo menos 2 vezes ao dia.

O ditado "longe dos olhos, longe do coração" cai como uma luva ! Escreva suas metas em bloquinhos de Post-it e cole-as no espelho do banheiro, no retrovisor do carro, na tela do computador, onde for relevante.  Leia-as até que sejam alcançadas.
Pergunte-se : Saio de casa com todas as minhas metas traçadas e uma estratégia para alcançá-las ?

O segredo do sucesso de vendas NÃO É um segredo, é um hábito, ou melhor, são diversos hábitos.

Uma frase célebre de Aristóteles define isso :

"Somos o que repetidamente fazemos, a excelência portanto, não é um feito, mas um hábito !"

Cara inteligente esse Aristóteles !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário