segunda-feira, 30 de setembro de 2013

10 dicas para estagiários e trainees


O que empresas como Johnson & Johnson, IBM, Braskem e Microsoft procuram nos candidatos a estágio ou programas de trainees ?

Para garantir que a inovação seja uma constante, as empresas estão investindo cada vez mais em atrair, captar e reter talentos.  

Elas procuram trainees e estagiários com um perfil especifico,  com atitudes que estejam alinhadas com seus valores, afim de assegurar um capital humano qualificado e um futuro mais promissor para os negócios.


A Diretora de Recrutamento e Seleção da Johnson & Johnson, Mariana Ramirez, tem um princípio básico : 
"Para engajar esse jovem você precisa cumprir com tudo que prometeu no período de atração desse estudante ou profissional. Na Johnson, procuramos profissionais comprometidos e com valores bem definidos", disse.

E é no relacionamento entre empresas e universidades que essas grandes empresas apostam. Fazem palestras nas universidades para explicar como a empresa funciona e estão presente nas redes sociais para diminuir a distância entre os estudantes e a empresa.

Para Daniela Panagassi, gerente de Atração e Ambiente da Braskem, o segredo para identificar talentos e melhorar a avaliação de trainees e estagiários é o aprimoramento do feedback.  "Você precisa criar uma relação de confiança. O estagiário ou trainee precisa ter o feedback do seu desempenho na hora certa. Líder e liderados precisam se sentir confiantes neste processo".

Para o VP de Recrutamento Global da IBM, Alessandro Bonorino, "a escolha de estagiários, trainees e funcionários não está mais limitada por fatores geográficos ou de nacionalidade. Através da internet, redes sociais, Skype e outros recursos, podemos procurar o talento onde ele estiver. Assim evitamos o desperdício de capital humano. Hoje em dia é o trabalho que vai até o talento, não mais o talento vai ao trabalho", afirma.

Para a Gerente de RH da Microsoft, Renata Artiola, estagiários em administração precisam demonstrar que são comunicativos, proativos, criativos e ter facilidade em se relacionar com grupos.

"O importante é o estagiário ou trainee estar aberto para um ambiente desafiador", afirma Renata.

"Precisamos ter certeza que o funcionário esta sendo contratado não porque ele é bom para a empresa, mas porque ele é bom para o cliente", afirma Alessandro Bonorino.

Dicas para estagiários e trainess

1. Mostre comprometimento

2. Relacione-se bem em grupo


3. Tenha sede por desafios

4. Aprenda a ouvir

5. Não tenha medo de dar opiniões

6. Tente encontrar saídas criativas

7. Não tenha medo do novo

8. Aprofunde-se nos estudos teóricos

9. Tenha especial atenção com prazos e horários

10. Aprenda o idioma ingles.

Para a analista de RH da Embraer, Elaine Myslisky, a grande deficiência de quem procura os programas de trainee e os estágios é a falta do inglês fluente. "Em uma empresa como Embraer, o domínio do inglês é primordial. Infelizmente encontramos gente boa que já esteve presente e outras companhias, mas que pecam no inglês".

Sites para procurar programas de estágio


www.estagiotrainee.com.br
www.nube.com.br
www.ciadetalentos.com.br
www.vidadetrainee.com
www.jnjbrasil.com.br/carreira/programadeestagio
www.jovensbraskem.com.br
www.microsoft.com/brasil/estagio
www.embraer.com.br


créditos : Revista CRA setembro pags. 20 a 22

artigos relacionados : Já pensou em fazer concursos públicos, você tem um mentor ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário