segunda-feira, 5 de agosto de 2013

VOCÊ É DO MARKETING ? SIM SOU ! VOCÊ TEM 5 MINUTOS PARA ME OUVIR ?



Essa história que vou relatar, aconteceu em novembro de 2009 e retrata o perfil de pessoas com quem nos ORGULHAMOS de trabalhar.

A ATITUDE de um funcionário fez e fará toda diferença para a longevidade de uma  empresa e sua própria carreira.

Recebemos um email de uma cliente que dizia assim :

Boa Tarde Sr.  C. H.

Eu sou uma consumidora e tive alguns problemas com meu (produto tal).

Depois de diversas tentativas com o SAC e Assistência Técnica, sem êxito, resolvi dar uma última chance à (empresa tal), entrando em contato diretamente com a área de Marketing.

Logo na primeira tentativa, fui atendida pelo Rafael F. 

Perguntei se ele era de Marketing e se tinha 5 minutos para ouvir uma consumidora com problemas.

Ele respondeu que SIM.

Na verdade, estou enviando este email para falar sobre esse “sim”.

Inúmeras vezas, temos problemas com produtos e recebemos “nãos” de fornecedores.

As pessoas normalmente não estão acostumadas a se ver na “pele” do cliente insatisfeito. Mas, nesse caso foi diferente.

Após inúmeras tentativas via SAC, recorri à área de Marketing, pois apesar de trabalhar na área de informática, sei o quanto a área de Marketing sofre para inovar/criar/desenvolver verdadeiros milagres para conquistar seus clientes.

Muitas vezes, dentro da cadeia toda de fabricação/venda/compra, o pequeno “não”, é suficiente para jogar por água abaixo, projetos que gastaram meses de trabalho.

Felizmente essa não foi a resposta do Rafael.

Em 5 segundos ele soube compreender minha insatisfação quanto ao produto e resolveu que iria me ajudar.

O preço desse sim custou a ele muito trabalho entre telefonemas, e-mails, contatos com a fábrica, assistência técnica, etc. Mas apesar de ser da área de Marketing (e não do SAC) ele foi até  fim.

Recentemente me ligou para saber se eu tinha ficado satisfeita, mas eu ainda estava testando o produto e não pude dar a resposta.

Mas agora, estou oficialmente dando a resposta que fiquei satisfeita o com o (produto tal) e muito mais satisfeita com o respeito com que o Rafael tratou meu problema.

As empresas precisam de pessoas assim e as frases “eu não sou dessa área” ou “isso não é comigo”, precisam acabar.

O SAC precisa também inovar e quebrar paradigmas. Hoje as empresas se completam e os funcionários precisam conhecer o processo todo e batalhar por ele.

Por isso, aqui vão os “meus parabéns” ao atendimento do Rafael e que a empresa se baseie em suas atitudes para obter o tão desejado sucesso.

Se for possível, gostaria que este email chegasse às mãos do presidente da empresa.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

C.G – fone (11) XXXX-XX-XX

Fim do email...

Os gestores precisam tomar para si o compromisso de DEMITIR todos os “NECO’s” (Não é comigo não) da empresa.

Deveriam registrar no CÓDIGO DE CONDUTA tão utilizado para garantir a Governança Corporativa, um ítem que proíbe o uso dessa frase.

Treine, treine, treine e teste a predisposição de seus colaboradores. 

A  atitude de um indivíduo na atual era do MARKETING DIGITAL e REDES SOCIAIS que organizam manifestações mobilizando um país inteiro pode ser FATAL para organizações que menosprezam esse “DETALHE”.

E você,  TEM 5 MINUTOS ?

Nada menos que um “sim” interessa !

Créditos de imagem :
Tags : Redes Sociais, Governança Corporativa, Marketing Digital, Marketing, Código de Conduta, SAC, Gestão de Recursos Humanos.

2 comentários:

  1. Ta certo..........passar a bola para o outro as vezes é mais fácil....por isso existem pessoas que não se colocam no lugar do outro, poderia ser com ele está situação.Reflita as vezes, faça uma reciclagem do seu dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. É Ambrosano, infelizmente é comum e as vezes reflete o mau exemplo da chefia. Os gestores precisam atentar para o assunto identificando onde o problema pode ser resolvido com treinamento e onde é atitudinal.

    ResponderExcluir