domingo, 13 de abril de 2014

O peso das decisões... que caminho você costuma escolher ?


Todos os dias nos deparamos com uma infinidade de decisões à tomar e a maioria delas não damos demasiada atenção pois entram "no piloto automático" (o que vestir, o que comer, que caminho fazer até o trabalho, etc), já outras requerem o pleno uso de nossas "faculdades mentais" (experiência, bom senso e por aí vai...).

Gestores precisam tomar decisões diariamente e sabem que essas decisões vão impactar pessoas, resultados, marcas, comportamentos e até sua própria condição de gestor.


Um bom gestor sabe que precisa "trafegar suavemente" entre departamentos, chefias, fornecedores, clientes se desejar angariar promotores de suas decisões.

Mesmo demonstrando habilidade em articular, boa comunicação e experiência, não garante  ao gestor navegar em águas tranquilas.

Veja algumas situações que os gestores se confrontam ao tomar decisões :

1) Essa decisão vai agradar a chefia/empresa ?

2) Minha equipe vai ficar incomodada se eu decidir assim ?

3) Vou receber o apoio das outras áreas ?

4) Como o mercado irá reagir ?

6) E se...


Não há respostas óbvias para essas questões, nem certo ou errado.

O que vai definir a qualidade das decisões é o resultado daquilo que foi definido como "alvo" de seu trabalho, ou seja, o compromisso com o resultado que foi previamente planejado.

O fator "tempo" exerce aqui um peso importantíssimo, vejamos alguns exemplos :

Algumas decisões podem não agradar à chefia no curtíssimo prazo... porque eles geralmente não tem a profundidade que VOCÊ, como gestor deve ter sobre o assunto...(às vezes a chefia só fica feliz depois de ver o bom resultado alcançado);

O mesmo acontece com sua equipe ou com as outras áreas, MAS, cuidado !

Quando se trata de decisões que envolvam como o mercado irá reagir, a primeira impressão SEMPRE é a que ficará... você pode não ter uma segunda chance, ou o benefício do longo prazo pra validar sua decisão.

Um bom gestor sabe que precisa tomar decisões que nem sempre são as mais agradáveis no curto prazo, mas as toma porque têm uma completa aderência com seu compromisso perante a empresa.

Aqui vai um bom conselho :

Desenvolva bem sua consciência e haja em harmonia com ela, pois isso depende exclusivamente de você.
Preocupe-se mais com a consciência que com a reputação, pois a reputação é resultado do que "os outros" pensam de você, e sobre isso, você não tem 100% de controle.




Posts relacionados :
http://bizdeveloper.blogspot.com.br/2013/12/voce-sabe-comprar-tempo-20-dicas-uteis.html
http://bizdeveloper.blogspot.com.br/2013/08/se-nao-sabe-onde-quer-chegar-qualquer.html










Nenhum comentário:

Postar um comentário