sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Conceito Multicanal - O que isso tem a ver com você e eu ?

Por quê varejistas "virtuais" como a Amazon quer abrir lojas físicas ?
Por quê Polishop - líder em venda direta pela TV - está abrindo tantas lojas em Shopping Center's ?
Por quê varejistas tradicionais estão investindo cada vez mais em lojas virtuais ?

A resposta para essas perguntas passa pela mudança dos hábitos e experiência de consumo que eu e você estamos vivenciando.

Nos nossos smartphones podemos buscar informação detalhada sobre um produto, opiniões em fóruns, onde estão as melhores ofertas e assim podermos compará-las no momento em que estamos dentro de uma loja física, sendo abordados por aquele vendedor bem treinado.

Pense no que influencia sua decisão de compra :  é só o preço ?
A conveniência de comprar com um click e receber em casa ? 
E  experiência de folhear um livro, ver diversos títulos, deixar-se envolver pelo ambiente cada vez mais aconchegante de uma grande livraria ? como obter esse prazer comprando on-line ?

Na era da informação em tempo real, a estabilidade de varejistas tradicionais de diversos segmentos se vê diante do desafio de agregar valor à experiência de consumo de seus clientes. 

Para manter a competitividade é preciso oferecer uma experiência no interior da loja que seja tão eficiente como as vantagens de preços encontradas nas lojas virtuais. 

É preciso mudar a abordagem do "vender" para o "satisfazer desejos e necessidades" dos clientes. Compartilhar informações é uma delas. Ao invés de olhar a loja virtual como um rival, é preciso desenvolver estratégias complementares afim de garantir experiências positivas e uma maior conversão de vendas.

Construir uma estratégia multicanal no varejo é oferecer ao consumidor um ambiente em que ele possa pesquisar informações sobre o produto num canal e realizar a compra no outro. Essa estratégia de engajamento promove a confiança e fidelização dos clientes.

As lojas físicas podem tirar mais proveito do uso massivo de smartphones se souberem utilizar a tecnologia a seu favor. Com tantos aplicativos interagindo com sua localização geográfica, os varejos podem direcionar ofertas específicas, pontuais e até personalizadas para seus clientes, tornando assim a experiência de compra ainda mais agradável.

Outra oportunidade é oferecer opções de atendimento multicanal, por exemplo, comprar on-line e retirar na loja física. 

Não dá pra desconsiderar que o comportamento do consumidor está mudando. Estamos vivendo a era das redes sociais, do processamento de grande massa de dados, da personalização de atendimento e principalmente do AUMENTO DA CONCORRÊNCIA.

Quando a Amazon parte para abrir lojas físicas, ela está reconhecendo o valor de um modelo multicanal  na visão do consumidor e ainda, no impacto que essa experiência pode ter nos negócios.

Fica o desafio para varejos físicos e virtuais : Oferecer um experiência multicanal encantadora o suficiente para que seja percebida como MUITO MELHOR QUE A DOS CONCORRENTES.


2 comentários:

  1. Ah se todos nos informassem assim....que maravilha seria....obrigada!

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    1. Olá Regina,

      Obrigado pelo comentário. Compartilhar é antes de tudo um privilégio, quando compartilhamos conhecimento, ele (o conhecimento) nunca mais volta ao seu tamanho original. Fique à vontade para compartilhar também.

      Um abraço

      Alberto Nairo

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