segunda-feira, 22 de julho de 2013

ENSINEM SEUS FILHOS A LIDAREM COM O DINHEIRO DESDE CEDO.





Estamos vivendo a 2a geração de pais e mães que tem dificuldades de dizer NÃO!!! quando seus filhos pedem qualquer coisa.

- “Vou dar aos meus filhos o que existe de melhor, coisas que não tive na minha infância! ” – dizem.

Não há nada de errado na intenção, talvez na forma e intensidade.

É dever dos pais ESTABELECER LIMITES RAZOÁVEIS desde a tenra infância, pois
assim ajudarão na construção da personalidade da criança e promoverão o crescimento de adultos responsáveis.

Não é porque a classe média TEM HOJE mais poder aquisitivo que tinham seus pais ou avós que se justifique uma atitude perdulária por parte dos pais.

Está querendo compensar o pouco tempo de convívio com as crianças devido maior ausência pelo seu trabalho com MIMOS de toda espécie ?

REPENSE ! se você se dedica arduamente ao trabalho e orgulha-se de ser  bom profissional , ÓTIMO, só não esqueça que seu filho ou filha é parte de um projeto de 20 anos (ou mais) e depende fortemente da educação e principalmente do EXEMPLO dos pais.

Fazendo uma analogia com a VIDA CORPORATIVA :

Como em todo Bom Projeto ou “Business Plan”, há um momento em que o investidor  espera o RETORNO DO INVESTIMENTO (ROI)

No caso dos filhos, o ROI pode ser medido pela capacidade dele ou dela se sustentarem de maneira digna  e estarem satisfeitos com sua própria condição - independente da profissão, do salário ou do seu status social.

Não importa se serão Altos Executivos ou funcionários de menor nível hierárquico - se serão Cantores Famosos ou Anônimos no Back Vocal - mas se serão pessoas FELIZES E HONRADAS.

Aqui vai uma sugestão :

Estabeleça  “mesadas ou semanadas” tão logo eles tenham capacidade de identificar os números, comece com moedas e depois com cédulas.

Mostre a importância de poupar !

Quando meus filhos eram pequenos, eu abri 2 contas-poupança para cada um deles. Em uma eu depositava sua mesada e eles tinham acesso aos saques. Na outra somente eu tinha acesso, mas havia um ATRATIVO :
Se desejassem “poupar” uma parte ou toda a mesada daquele mês depositando  o valor desejado na segunda conta, cada R$ poupado por eles eu cobria depositando o mesmo montante, ou seja, se eles poupassem R$ 1, eu depositava mais R$1.

Estava estabelecido a “LIÇÃO PREVIDÊNCIA” (particular, mais que privada)

Já bem maiores, quando viajamos à Disney (Eu só conheci a Disneylândia adulto com meus próprios recursos) eu imprimi “cédulas de brincadeira” no valor de USD 50 cada cédula e dei a cada um deles determinado valor (eles vinham a mim e trocavam o dinheiro de brincadeira por dólares verdadeiros – por questão de segurança).
Quando fomos às compras, cada um deles sabia EXATAMENTE quanto podia gastar e por isso tiveram que PLANEJAR ANTECIPADAMENTE quanto iria pra cada OBJETO DE DESEJO.
Essa experiência foi DIVERTIDA & EDUCATIVA. Minha filha teria gasto o montante no segundo dia se eu não tivesse estabelecido limites.

Mas não é só isso !

ESTABELECER LIMITES ensinará aos pequenos o significado de ESFORÇO e MÉRITO, duas palavras que OS ACOMPANHARÃO POR TODA A VIDA quer seja na profissional, quer na amorosa, quer na construção de verdadeiras amizades.

Há duas coisas que vocês pais podem fazer por seus filhos :
  1. Encaminhá-los diligentemente na vida para que tomem DECISÕES RESPONSÁVEIS e SEJAM INDEPENDENTES;
  2. Pelo seu exemplo de tratar com RESPONSABILIDADE o dinheiro, NÃO PRECISARÃO SER SUSTENTADOS POR ELES NA VELHICE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário