sábado, 23 de novembro de 2013

Estratégia "Omnichannel" versus Multicanal - a diferença está nos detalhes...

Recentemente escrevi em outro post -  "Conceito Multicanal - o que isso tem a ver com você e eu? ".


Nele indagávamos por quê "varejistas virtuais" estavam tão interessados em abrir lojas físicas e varejistas tradicionais investiam tanto nas plataformas de comércio eletrônico.



Embora muitos varejistas já atuem em diversos canais (loja física, televendas e e-commerce, por exemplo), há pouca ou nenhuma sinergia entre eles e na maioria dos casos, operam independentemente.

"Omnichannel" e "Multicanal" é a mesma coisa ?

Não… Uma das definições para "omni" é de onipresença, ou seja, estar em todo lugar. Quando se fala em comércio, estar em diversos canais atende parte dessa equação.

Não entendi…


Uma vez que a "atividade de comprar" e fazer "propaganda" extrapola conceitos tradicionais de comércio, a "onipresença" do "social",  do móvel e da tecnologia tradicional apresenta uma oportunidade para as empresas inovarem no mundo digital, especialmente quando se considera :

Muitos negócios inovadores, tem construído sua estratégia através do uso de aplicativos móveis, Facebook, Twitter e outras ferramentas. 

O desafio permanece na medida em que a verdadeira transformação digital vai requerer que a experiência do consumidor seja UNIFICADA entre todos os canais de vendas e re relacionamento com clientes.

Quando se fala em "Omnichannel" é importante repensar a estratégia e em como as demais áreas da empresa são afetadas. Não é absolutamente uma atividade exclusiva da área Comercial, toda a empresa precisa "contribuir" para que a estratégia tenha sucesso - Finanças, Sistemas, Marketing, Logística, Pós-vendas, Compras, Atendimento, Vendas, todos precisam estar engajados !

Se você é varejista e está pensando que está "atrasado" nesse assunto, provavelmente você está…  Mas  calma ! - não precisa sair correndo feito louco… Procure aprender dos erros e acertos de alguns exemplos do mercado e então,  continue a desenvolver a idéia com seus gestores.

Não tenha pressa, mas dissemine o "Senso de Urgência" necessário para que sua empresa continue a crescer. 

A tecnologia e o marketing digital não são "a tábua de salvação" se você não tiver bem claro como atenderá cada necessidade identificada na estratégia. 

Talvez seja necessário demover alguns gestores de sua "zona de conforto" afinal, não se faz um omelete sem "quebrar alguns ovos". 

Já incluiu essa pauta no planejamento de 2014 ?  



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