sábado, 26 de abril de 2014

44% dos executivos apresentam níveis de estresse patológico ! faça o teste e veja como está o seu...


Num estudo realizado pela Vita Check-up Center, empresa especializada em check-ups para executivos e que contou com 12 mil executivos pesquisados, mostrou que os níveis de estresse patológico (graus 3 e 4) atingem 44% desses profissionais.

Do restante, 48,1% apresentam graus 2 de estresse, 8,1% apresentam grau 1 e apenas 0,4% tem grau "zero" de estresse - essa métrica de graus de estresse e seus sintomas são uma convenção médica.

"Antigamente, a vida das pessoas se resumia a trabalho e família. Hoje há a violência, a dificuldade de mobilidade urbana, a burocracia do país, comenta o Dr. Antonio Carlos Till, médico e diretor do Vitta Check up Center".

Mas o que é o estresse ? que tipos de existem ?

O estresse, é um nível de ansiedade e expectativa que nos prepara para os desafios da vida cotidiana. Este é chamado de estresse positivo.

Já o estresse negativo é aquele que é vivido como uma agressão de ordem física, psíquica, que gera um nível de tensão diante de uma exigência além de sua capacidade normal.

Muitas situações onde a pessoa se sente em perigo são fontes externas de estresse, porém há ainda as fontes internas, que advém dos perigos e ideais imaginários de cada pessoa, frutos de sua história pessoal e de sua forma de se relacionar com o mundo.

O estresse se manifesta por meio de sintomas como : sensação constante de fadiga, enxaquecas freqüentes, desânimo, desinteresse por novidades, erupções cutâneas do tipo alérgico, irritabilidade, sensações de náusea, dores no estômago constantes, falta de fôlego e boca seca, respiração acelerada, ataques agudos de ansiedade, falta de concentração, perda do senso de humor, falta de apetite ou voracidade alimentar e deterioração das relações afetivas em geral.

O estresse patológico está dividido em 3 fases: 

Na fase inicial, tem-se uma persistência do estado de alerta, advindo de uma permanente sensação de ameaça, onde a pessoa permanece sempre ligada, pronta a defender-se e atacar que obriga o organismo a usar sempre um alto grau de energia. Na segunda fase, há um agravamento dos sintomas e o estado de alerta passa para um estado de guerra contra tudo e contra todos. Na terceira fase do estresse, o descontrole se acirra, levando o organismo como um todo a um estado de exaustão.


Lembre-se: é preciso saber reconhecer a existência do estresse e considerá-lo não como inevitável, mas como uma doença a ser tratada. O primeiro passo portanto para combatê-lo é avaliar constantemente seu nível de estresse e se você é um gestor de pessoas, estimular a realização da mesma avaliação para os demais membros de sua equipe.

Para fazer seu teste clique aqui


créditos : vitacheckup.com.br e correio popular, campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário