Essa história que vou relatar,
aconteceu em novembro de 2009 e retrata o perfil de pessoas com quem nos
ORGULHAMOS de trabalhar.
A ATITUDE de um funcionário fez e
fará toda diferença para a longevidade de uma empresa e sua própria carreira.
Boa Tarde Sr. C. H.
Eu sou uma consumidora e tive
alguns problemas com meu (produto tal).
Depois de diversas tentativas com
o SAC e Assistência Técnica, sem êxito, resolvi dar uma última chance à
(empresa tal), entrando em contato diretamente com a área de Marketing.
Logo na primeira tentativa, fui
atendida pelo Rafael F.
Perguntei se ele era de Marketing e se tinha 5
minutos para ouvir uma consumidora com problemas.
Ele respondeu que SIM.
Na verdade, estou enviando este
email para falar sobre esse “sim”.
Inúmeras vezas, temos problemas
com produtos e recebemos “nãos” de fornecedores.
As pessoas normalmente não estão
acostumadas a se ver na “pele” do cliente insatisfeito. Mas, nesse caso foi
diferente.
Após inúmeras tentativas via SAC,
recorri à área de Marketing, pois apesar de trabalhar na área de informática,
sei o quanto a área de Marketing sofre para inovar/criar/desenvolver
verdadeiros milagres para conquistar seus clientes.
Muitas vezes, dentro da cadeia
toda de fabricação/venda/compra, o pequeno “não”, é suficiente para jogar por
água abaixo, projetos que gastaram meses de trabalho.
Felizmente essa não foi a resposta
do Rafael.
Em 5 segundos ele soube
compreender minha insatisfação quanto ao produto e resolveu que iria me ajudar.
O preço desse sim custou a ele
muito trabalho entre telefonemas, e-mails, contatos com a fábrica, assistência
técnica, etc. Mas apesar de ser da área de Marketing (e não do SAC) ele foi
até fim.
Recentemente me ligou para saber
se eu tinha ficado satisfeita, mas eu ainda estava testando o produto e não
pude dar a resposta.
Mas agora, estou oficialmente
dando a resposta que fiquei satisfeita o com o (produto tal) e muito mais
satisfeita com o respeito com que o Rafael tratou meu problema.
As empresas precisam de pessoas
assim e as frases “eu não sou dessa área” ou “isso não é comigo”, precisam
acabar.
O SAC precisa também inovar e
quebrar paradigmas. Hoje as empresas se completam e os funcionários precisam conhecer
o processo todo e batalhar por ele.
Por isso, aqui vão os “meus
parabéns” ao atendimento do Rafael e que a empresa se baseie em suas
atitudes para obter o tão desejado sucesso.
Se for possível, gostaria que
este email chegasse às mãos do presidente da empresa.
Qualquer dúvida, estou à
disposição.
C.G – fone (11) XXXX-XX-XX
Fim do email...
Os gestores precisam tomar para
si o compromisso de DEMITIR todos os “NECO’s” (Não é comigo não) da empresa.
Deveriam registrar no CÓDIGO DE
CONDUTA tão utilizado para garantir a Governança Corporativa, um ítem que
proíbe o uso dessa frase.
Treine, treine, treine e teste a predisposição de seus colaboradores.
A atitude de um
indivíduo na atual era do MARKETING DIGITAL e REDES SOCIAIS que organizam manifestações mobilizando um país inteiro pode ser FATAL para organizações que
menosprezam esse “DETALHE”.
Nada menos que um “sim” interessa
!
Créditos de imagem :
Tags : Redes Sociais, Governança
Corporativa, Marketing Digital, Marketing, Código de Conduta, SAC, Gestão de
Recursos Humanos.
Ta certo..........passar a bola para o outro as vezes é mais fácil....por isso existem pessoas que não se colocam no lugar do outro, poderia ser com ele está situação.Reflita as vezes, faça uma reciclagem do seu dia a dia.
ResponderExcluirÉ Ambrosano, infelizmente é comum e as vezes reflete o mau exemplo da chefia. Os gestores precisam atentar para o assunto identificando onde o problema pode ser resolvido com treinamento e onde é atitudinal.
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